//// SONIDO BUENO ////

boa música – bonne musique – good music – よい音楽 – gute musik

Ed Motta – Dwitza 16 dezembro, 2008

Filed under: ed motta — sonidobueno @ 8:42 pm
Tags: , , , ,

folder1

Para explicar o espírito de seu novo disco, Ed Motta faz um paralelo com a tradição no preparo do churrasco gaúcho. “A carne só precisa do sal, mais do que isso você já está começando a tirar os elementos naturais dela. Dwitza é mais ou menos assim. É uma espécie de churrasco de música, que soa o mais natural possível”, compara o músico. Essa analogia explica o aviso que aparece no encarte do CD, informando que a dinâmica e as vozes dos instrumentos foram mantidas durante a gravação, a mixagem e a masterização. E que não foram utilizados equipamentos de estúdio como reverberadores, equalizadores e compressores. “Hoje, tecnicamente falando, grande parte dos discos produzidos têm o mesmo som por causa desses equipamentos”, comenta. “Porque as pessoas ficam dentro do estúdio com um analisador de espectro, gravando um disco como se estivessem fazendo um vôo”, diz o cantor, 30 anos, cinéfilo de carteirinha, enólogo, fã de história em quadrinhos, colecionador e garimpador de discos em sebos.

Além desse aspecto técnico, Dwitza é um projeto ousado que expõe a maturidade e a privilegiada cultura musical de Ed Motta. Disco sofisticado e praticamente instrumental – apenas três canções são cantadas: “Valse Au Berre Blanc” (a letra é uma relação de vinhos e queijos), a bossa nova “Doce Ilusão” (escrita por Nelson Motta) e “Coisas Naturais” (parceria com Ronaldo Bastos) – Dwitza sintetiza bem as influências e os gostos musicais do artista carioca. Justamente ele, que no início de carreira – radicalmente ligado ao funk e à soul – repelia outros estilos, especialmente qualquer coisa referente à MPB.

Belo, sofisticado e diferente de tudo o que ele já havia feito (e muito bem, diga-se de passagem!). Assim é Dwitza, um álbum que vai na louvável contramão da indústria e de seus padrões. E que, acima de tudo, confirma Ed Motta como um dos grandes nomes da música brasileira contemporânea.

.

.

01. Um dom pra Salvador
02. No Carrão eu me Perdizes na Consolação
03. Sus-tenta
04. Doce Ilusão
05. Lindúria
06. Valse ou Beurre Blanc
07. Amalgasantos
08. A Balada do Mar Salgado
09. Coisas Naturais ////PLAY////
10. Malumbulo
11. Madame pela Umburgo (No seu teatro dos olhos)
12. Cervejamente Total
13. Papuera
14. Instrumentida

DOWNLOAD

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s